Nosso Fundador

Vários foram os fatores que fizeram da Ordem DeMolay uma associação de sucesso, mas certamente foi a capacidade de administrar estes pontos favoráveis e minimizar ação dos maus fatores demonstrada por seu fundador que trouxe a Ordem DeMolay ao patamar atual.

Frank Sherman Land nasceu em 21 de julho, na cidade de Kansas City no ano de 1890, filho de Elizabeth Lottie e William Sherman Land. Sempre foi um menino especial e à frente de seu tempo. Uma das coisas que mais chama a atenção dos que o conheceram ou dos que conhecem sua história de vida anos depois, é a sua dedicação à Igreja e às orações.

Estas características eram marcadas por frequência impecável à escola dominical e a administração de uma escola nos mesmos moldes, toda realizada por crianças no porão de sua casa. Tais fatos renderam a Land o apelido de “Menino Pastor de Saint Louis”, pois ele mesmo era o presidente e encarregado da pregação na Escola dominical, tendo a mão a Bíblia que ganhou por não ter sequer uma falta na Escola da Igreja.

Quando cresceu, Land foi estudar artes, mas com o tempo e com a separação dos pais, mudou-se de volta para Kansas City e teve que deixar os estudos para se dedicar aos negócios da família, que havia montado um restaurante coma o que puder com 25 centavos de dólar. Seu negócio prosperou e em pouco tempo ele teve que aumentar o negócio.

Aos 21 anos, sua avó lhe entregou um envelope que continha o dinheiro exato para que ele entrasse para a Maçonaria, assim como seu avô tinha feito. De fato ele entrou e passou a fazer parte de todos os Corpos Maçônicos mais importantes na época.

Land ainda chegou a voltar aos estudos, como exímio desenhista. Foi quando conheceu sua esposa Nell Swiziensky. Ela era a única mulher com quem ele se sentia à vontade e, de fato, foi com ela que veio a casar.

Nesta época, vendeu o restaurante e passou a trabalhar integralmente com o Rito Escocês. Através desta oportunidade conheceu Louis Lower, a quem acolheu como filho e, inspirado nele, criou a Ordem DeMolay. Finalmente ele tinha achado a contribuição dele a humanidade. Colocou cada esforço neste trabalho.

Quando fundou a Ordem, tinha 29 anos de idade. Era muito jovem para ser chamado de Senhor, mas não ousavam chama-lo pelo primeiro nome por isto os garotos chamaram-no de Dad (Pai em Inglês, mas que equivale ao nosso Tio). Assim tornou-se líder destes jovens, sendo seu maior expoente, apesar de jamais ter sido Grande Mestre.

Faleceu no dia 8 de novembro de 1959, vítima de uma rara doença chamada escleroderma, deixado órfãos vários DeMolays e o sentimento de saudades em grandes e pequenos homens. Homens tais como Harry Truman e Franklin Roosevelt. Hoje o dia de sua morte é lembrado em um dia obrigatório no dia 8 de novembro.

 

Fonte: www.demolaybrasil.org.br