A cidade de Cuiabá/MT foi sede do Congresso Nacional da Ordem DeMolay entre os dias 19 e 21 de julho.

Altar DeMolay no CNOD

O evento realizado pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil teve centenas de congressistas inscritos. A Ordem DeMolay baiana esteve representada por uma comitiva composta de cerca de 20 membros, entre DeMolays ativos e maçons.

A Bahia teve destaque nas premiações nacionais, recebendo três prêmios do Certificado de Referência Nacional (CRN).

O Gabinete Estadual da Bahia pela primeira vez figurou entre os três melhores, recebendo o certificado Prata.
Também levou pra casa o certificado Prata o Priorado Nobres Cavaleiros do Sertão Baiano n° 156. Na categoria Castelos o Sementes do Sertão Brumadense N°28 foi classificado em primeiro lugar, ganhando o certificado Ouro.

Iago e Daniel, Mestres Conselheiros Estaduais da Bahia, ficaram com o Certificado Prata no CRN

O jornalista Fernando Duarte, past Grande Mestre Estadual da Bahia e Legionário de Honra, realizou uma palestra sobre “A era da Fake News” para dezenas de congressistas.

A diretoria executiva do Grande Conselho Estadual esteve presente em peso, sendo representada pela grande maioria de seus membros, sob a coordenação dos Grandes Mestres Estaduais Jamerson Vieira e Moisés Santos, que juntamente com o Gabinete Estadual da Bahia participaram ativamente de todas as atividades e reuniões, a exemplo da Assembleia Geral na qual, entre diversas reformas estatutárias, foi aprovado o protocolo de intenções que visa a unificação da Ordem DeMolay brasileira.

Parte da comitiva baiana no evento e autoridades maçônicas da Bahia

A Bahia marca presença novamente no Supremo Capítulo sendo representada por dois DeMolays.

Filipe Carvalho, do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul nº 772, ocupando o cargo de Primeiro Conselheiro. Ele também venceu o 1º Torneio de Cerimônias Públicas, com a cerimônia Antes Que Seja Tarde.

Filipe Carvalho, novo Primeiro Conselheiro do Supremo Capítulo

Victor Araújo, membro do Capítulo Paulo Afonso nº 47, ocupa o cargo de Capelão.

Vitor Araújo, responsável pelas preces do Supremo Capítulo

No encerramento do congresso, tivemos as instalações dos novos Mestres Conselheiros Nacionais, Jorge Vaz e João Eduardo, além da nova diretoria do Supremo Conselho, agora capitaneada pelo Grande Mestre Nacional Edgley Lívio e seu adjunto Tiago Gerônimo.

O GME Jamerson Vieira e o MCE Daniel Ribeiro na Sessão Anual do SCODRFB

Já no domingo, na Sessão Anual do SCODRFB foi eleito o novo tema anual da Ordem DeMolay brasileira, da qual o Gabinete Estadual da Bahia foi um dos proponentes, sendo ele: “DeMolay: Juventude Protagonista”.