Entre os dias 26 e 28 de abril a DeMolay Bahia celebrou o centenário da Ordem DeMolay na vigésima edição do Congresso Baiano da Ordem DeMolay.

O encontro aconteceu no Hotel Sol Bahia Sleep e reuniu centenas de DeMolays e autoridades maçônicas regionais e nacionais, dentre as quais destacamos o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia – GLEB Arlindo Alves Pereira Neto, o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia – GOBA Cassiano Lhopes Moreno e Antônio Guimarães, membro do Conselho Fiscal do Grande Oriente do Brasil – GOB.

Grãos Mestres do GOBA e da GLEB presentes na cerimônia de abertura do XX CONBODE

No âmbito da Ordem DeMolay estiveram presentes o Grande Mestre Nacional Adjunto Edgley Lívio, o Grande Secretário Nacional Willem Wagner e o Grande Orador Nacional Fortunato Neto. Além de Sílvio Henrique, Mestre Conselheiro Nacional Adjunto.

Antes da cerimônia de abertura tivemos a palestra “Ordem DeMolay – Uma Liderança Mágica”, proferida pelo mágico e maçom Karim Midlej Harfush e, após ter os trabalhos devidamente abertos, Fernando Souza Duarte (PMCNA, PGME) foi investido com a Legião de Honra Ativa, a mais alta honraria da Ordem DeMolay.

Fernando Duarte foi investido por Sandro Romero, Past Grande Mestre Nacional

Logo na manhã de sábado tivemos atividades para todos os públicos do evento. Enquanto as lideranças participavam da assembléia anual do Grande Conselho, tias e primas faziam um ‘city tour’ pela capital baiana, conhecendo seus pontos turísticos.

O tema anual “Ordem DeMolay – uma família especial” foi lembrado na primeira palestra do dia, antes do almoço, e no período da tarde o tio Freitas, sempre acompanhado da tia Regina formando assim ‘o casal DeMolay do Brasil’, emocionou os presentes numa palestra sobre a importância da liderança adulta na Ordem DeMolay enquanto Nobres Cavaleiros de todo o estado recebiam as Sublimes Ordens.

O “casal DeMolay do Brasil” sendo homenageado após a palestra

Paulo Júnio, membro da Comissão Nacional de Ritual e Liturgia, coordenou as oficinas de ritualística para Capítulos e Priorados. Um grande momento da tarde de atividades foi a palestra do Past Grande Mestre Nacional Ederson Velasquez trazendo aos congressistas uma parte de seus conhecimentos e vivências na Ordem sob o tema “Ordem DeMolay 100 anos”.

No Encontro Estadual da Ordem dos Escudeiros, mediado pelo Coordenador Estadual e membro da Comissão Nacional da Ordem dos Escudeiros Leonardo Dias, além da apresentação de um panorama sobre o andamento das atividades dos Castelos na Bahia foram sanadas dúvidas administrativas e ritualísticas.

O Coordenador Estadual ‘Leo’ Dias na companhia de Preceptores e Escudeiros da Bahia

Para as tias, o Chá das Grandes Damas reuniu e congregou as mulheres envolvidas com o congresso que assistiram ainda a palestra “Empoderamento Feminino e a Pornografia de Vingança: Aspectos Jurídicos e Sociais” com a advogada Sarah Barros.

Antes do encerramento o Grande Conselho recebeu homenagens e realizou a entrega de sorteios e premiações. Após a retomada dos trabalhos ritualísticos foi empossada a nova diretoria da Alumni Bahia que tem Victor Régis e Hugo Piriz como Presidente e Vice-Presidente nesta ordem.

“Pela Alumni, Pela Bahia”, a nova gestão da Alumni Bahia para o período 2019-2021

A DeMolay Bahia conheceu ainda a nova turma do Capítulo Estadual, que em 2019/2020 tem como patrono Rômulo Bonfim (PMCE, OE) e em seguida houve a instalação do novo Gabinete Estadual da Bahia, liderado por Daniel Ribeiro e Iago Ladeia, Mestres Conselheiros Estadual e Adjunto respectivamente.

Pasts MCEs da Bahia auxiliaram os novos líderes do Gabinete Estadual a tomar posse

Já instalados, os novos MCEs realizaram a instalação dos novos Mestres Conselheiros Regionais da Bahia, que unem-se aos Oficiais Executivos auxiliando a Diretoria Executiva do GCE na condução dos trabalhos em toda o estado.

Novas lideranças juvenis das 14 Oficialarias Executivas da Bahia foram instaladas

O último evento da programação foi a aguardada fase final da Copa Libertaland de Futsal, torneio inédito no estado que foi conquistado pelo time do Capítulo Remanso ao derrotar o Capítulo Renovação Diamantina de Seabra na grande final em disputa por pênaltis.

Sete equipes chegaram a segunda fase da competição e as três primeiras colocadas receberam suas merecidas medalhas
Capítulo Remanso comemora após a conquista da I LIBERTALAND

O próximo CONBODE será realizado nos dias 01, 02 e 03 de maio na cidade de Feira de Santana e a DeMolay Bahia já pode acompanhar os preparativos para o evento clicando aqui.

Comissão organizadora do XXI CONBODE apresenta evento do ano que vem aos congressistas

Confira todas as fotos oficiais do XX CONBODE clicando nos links a seguir:
Abertura – sexta-feira – 26/04
Encerramento – sábado – 27/04

Gabriel e Felipe Brito, agora Past Mestres Conselheiros Estaduais, além dos livretos de Chevalier receberam uma justa homenagem pelos trabalhos a frente do Gabinete Estadual da Bahia